Recent Posts



sábado, 30 de janeiro de 2010

AVATAR 2009

 

AVATAR 2009
 
Penso ter sido uma das ultimas pessoas da minha conhecida blogesfera que ainda não tinha visto o filme "Avatar" mas isso mudou, hoje mesmo me dirigi ao cinema para ver o famoso filme cujo tantas criticas positivas tinha lido.
Deixo-vos então a minha critica ao filme, mas aconselho a ver-lo primeiro uma vez que as minhas criticas não são totalmente imparciais...

Para quem não sabe o filme passa-se noutro planeta que não o nosso que se dá pelo nome de "Pandora" onde o protagonista, um ex-fuzileiro paraplégico vais substituir o irmão numa experiência na qual vai tentar integrar-se através do uso de um avatar numa "tribo" local, com o objectivo de conseguir extrair o maior numero de riquezas da terra sem a interferência dos mesmo. O avatar trata-se de uma reprodução do fuzileiro com os genes dos nativos ao qual se liga via "Cibernauta?".
Isto é possível descobrir em qualquer trailer, mas o que não é possível e muitas vezes não o percepcionamos no visionamento do filme é a historia por traz da historia e os ideais políticos evolvente.
Ora, será esta "pandora" um lugar assim tão longínquo como o filme nos mostra? Veja-mos...
James Cameron, escritor e director, confronta-nos com uma imagem de guerra por bens materiais, na qual usa ideologias, e pesquisas cientificas como mascaras para se tornar uma guerra "moralmente aceite". Não será esta uma critica a nossa sociedade actual? A que vivemos agora mesmo na terra?
A verdade é que ao interagirmos com a realidade dos personagens nativos e com as suas historias acabamos por tomar o partido daquele povo inocente. Infelizmente na nossa realidade não temos as camaras que nos mostrem o outro lado e acabamos por aceitar falsas ideologias de guerra.

Quanto ao enredo amoroso, para ser sincera não me suscitou grande interesse uma vez que caíra mais uma vez nas historias de amor "cliche", em tudo semelhante com a Pocahontas, para quem se lembra do filme da Disney, onde a personagem principal uma rapariga indígena tem uma ligação directa com a terra e o povo inglês pretende conquistar o ouro das suas terras.

O que posso realmente salientar é o "fantástico", refiro me aos efeitos especiais do filme, que são de longe dos melhores que ja vi até hoje, não fosse este, o filme mais caro produzido ate hoje. Valei a pena? Penso que sim. Ao ver o filme, tinha as expectativas muito elevadas e não fiquei desiludida.

  • E tu o que achas-te?

12 comentários:

Myke disse...

James Cameron baby... all said!

Suu disse...

Eu adorei, adorei mesmo o filme *.*
Para mim está brutal :D

Elisa Avelar disse...

Cada foto o seu blog tem, hein? Cada foto linda demais! é fotógrafa ou modelo? Beijos, smac!

Daniela Malmequer ♥ disse...

Bem, eu sou provavelmente a ÚNICA na blogosfera que ainda não viu o AVATAR, mas quando eu vir, eu direi o que achei :)
Vou estar atenta aos pormenores.

* Beijinho *

Anónimo disse...

eu ainda não vi :o

Anónimo disse...

Gostei muito do blog, em relação ao Avatar ainda não tive tempo para ir ver mas ando cheia de vontade :)

- Sílvia ♔ disse...

Vi .. Mas sinceramente não gostei nem desgostei. :x

maria gabriella disse...

obrigada querida, pelo comentário e por seguires «3
um grande beijinho*

A♥ disse...

Eu também já vi e a-do-rei! ;)
Big Kisses

Isabel disse...

eu ainda não vi o filme. com muita pena minha :(
mas quero muito ir vê-looo (aa)
beijinhos ^^)

a Gaja disse...

Também vi, gostei mas achei demasiado longo...no entanto já me disseram que se tivesse visto em 3D tinha gostado mais.

Beijinho*

odeiote disse...

es irma da mari n es»?

Protected by Copyscape Online Plagiarism Check